Nossa História

O QUE É A IGREJA NOS PRINCIPIOS BATISTAS
O fato de as Igrejas Batistas serem governadas dentro de princípios democráticos e congregacionais torna extremamente difícil uma definição geral do que seja a Igreja de acordo com esses mesmos princípios, vemos que confissões de fé, declarações doutrinarias e pactos pôr mais trabalhados que sejam em suas definições sempre deixam a desejar na hora de serem praticados pela totalidade das Igrejas Batistas, não existe unanimidade nem uma posição explicitamente majoritária. Assim sendo os Batistas concordam e se firmam nos pontos em que são menores as divergências.
Os Batistas concordam, de forma geral, que a Igreja é composta de pessoas crentes em Jesus Cristo, que se associam voluntariamente, para de maneira democrática  se organizarem em um determinado local.Como associação voluntária as Igrejas Batistas esperam que haja uma clara intenção daqueles que desejam delas participar, pôr outro lado faz necessária uma clara demonstração de regeneração, o que implica em fé, esses dois aspectos, voluntariado e fé afastam a possibilidade da aceitação do batismo de recém-nascidos como membros das Igrejas Batistas. Como na ekklesia da Grécia antiga a democracia Batista é manifesta em seus Cultos Administrativos, onde cada membro tem o direito de votar e ser votado, falar e ser ouvido, apresentar  propostas e discuti-las. A este governo conduzido pela vontade da própria congregação se dá o nome de congregacionalismo. A democracia Batista e extremamente cara a seus membros, pôr sua defesa muitos sofreram perseguições ou foram prejudicados.Embora trechos bíblicos como os de Efesios 1.22 e 5.27 refiram-se a uma Igreja, os Batistas entendem tais referencias em um nível espiritual, a reunião dos salvos e para isso citam as 93 vezes em que o Novo Testamento  se refere a Igreja de forma clara como um grupo local.

PRINCIPIOS E  DOUTRINAS


As raízes dos princípios batistas penetram profundamente na Historia do Cristianismo. Sua principal característica é um espírito não conformista. Procurando livrar-se do domínio eclesiástico e tendo a Bíblia como única regra de fé e prática.Suas congregações são compostas de pessoas crentes batizadas, mediante profissão de fé.São locais e autônomas, preservam a liberdade religiosa e a separação entre a Igreja e o Estado.Cada crente é um sacerdote com livre acesso a Deus, o Pai, por meio do único Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, Nosso Salvador   Os batistas mantém doutrinas em comum com toda cristandade, como as que estão expressas no credo apostólico: “Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor; o qual foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades e ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está sentado a mão direita de Deus Pai, todo-poderoso; donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica *;  na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados, na ressurreição da carne; e na vida eterna. Amém! Há ainda doutrinas peculiares aos batistas que não são comuns a algumas outras demominações. Tais como, a necessidade indispensável de uma conversão pessoal  para ser salvo,  evidenciada pelo novo nascimento( João 3: 3-7). E  a  segurança eterna da salvação assim obtida , ensinada por Cristo em João 10: 27,28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem ; e eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão.”  * católica  de cathos em grego = universal
Robert Newton  Lopes de Sousa