Jesus estava com seus discípulos. Após expor acerca de sua missão no mundo e da necessidade de entregar-se a própria cruz, Pedro dá um pulo e diz: Mestre não faça tal coisa, tem piedade de ti. Após repreendê-lo, disse aos seus seguidores em Mt. 16:24 e 26 – “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mt 16:24,26)
É preciso deixar bem claro que Jesus em nenhum momento obrigou ninguém a segui-lo. Seguir a Cristo é um compromisso voluntário. Ele usa a declaração: Se alguém quiser. Ele deixa em aberto para os seus discípulos. Ele não coloca a mão no “pescoço” de ninguém para segui-lo. Agora a partir do momento que essa pessoa apresenta-se para seguir a Cristo, deverá estar sujeita as regras básicas da vida cristã.
E a primeira regra básica da vida cristã é negar a si mesmo. Negar-se a si mesmo é eliminar os “eus” de sua vida. Negar-se a si mesmo é crucificar sua vontade própria e abrir espaço para Deus traçar e estabelecer definitivamente sua vontade em sua vida. Negar-se a si mesmo é permitir que Deus apenas Ele decida e influencie a sua vida.
Não podemos seguir a Cristo e sentar a mesa junto com os escarnecedores participando e bebendo da mesma fonte. Não podemos seguir a Cristo comprometendo-se de segunda a sábado com este mundo e ai quando chega no domingo nos divorciamos dela e colocamos a capa da religiosidade voltando-se para Deus a caminho de mais um culto.
Queridos irmãos - Negar-se a si mesmo é abraçar cegamente o que Deus tem pra cada um de nós e deixar que Ele imprima a sua vontade em nossas vidas. Mas, o texto não para aqui. É preciso você tomar a sua cruz.
Quando Jesus fala aos discípulos para que cada um carregasse sua cruz, estava afirmando que a cruz de cada um era uma caminhada em direção a morte. Que eles estavam sujeitos durante sua caminhada a ser rejeitado, a padecer por mais que a verdade estivesse em suas mãos.
Carregar a cruz é reconhecer sua fragilidade mas não abrir mão da caminhada dia a dia. Carregar a cruz é ser persistente, é ter a certeza que no momento oportuno você cumprirá a sua missão, por mais que em algumas ocasiões a vontade de desistir é maior do que a de continuar.
Negue-se a si mesmo – tome sua própria cruz, a sua, não a de ninguém – e após isso é seguir a Jesus. Seguir um ideal. Um ideal iniciado por Cristo. Seguir um projeto de vida que Cristo traçou para você. Seguir implica em estar disponível a todo momento para aprender com o Filho de Deus. Seguir a Cristo é uma caminhada para a maturidade cristã. Seguir a Cristo é estar disposto a fazer muitas vezes mudanças radicais em sua trajetória. É estar aberto para ajustes.
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mt 16:24,26)
Sigamos a Cristo!
Pr Valmir Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário