sexta-feira, 9 de abril de 2010

ERGUEI OS VOSSOS OLHOS E VEDE - Jo. 4.31-38

Jesus havia iniciado uma conversa com a mulher samaritana, enquanto os seus discípulos haviam dado um pulinho no lugar próximo para comprar comida. Todos estavam cansados e com fome.
Ao chegarem ficaram surpresos por duas situações: A primeira era o Seu mestre estar falando com uma mulher e ainda samaritana, para o contexto da época algo inaceitável e, segundo, causou muita estranheza da parte dos discípulos ter rejeitado a comida que eles haviam trazido para que todos pudessem comer.
O verso 31 nos dá um entendimento que os discípulos insistem para que o seu Mestre comesse. Diz o texto: Por favor Mestre come! Jesus come só um pouco. De uma forma insistente eles chegam a suplicar para Jesus.
No verso 32 vem a resposta de seu mestre: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. No verso 34 continua: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”. No final, Jesus os adverte dizendo: “Erguei os vossos olhos e vede os campos brancos...”
Os discípulos não conseguiram enxergar o que estava a sua frente. Não conseguiram enxergar a obra salvadora que Jesus havia iniciado em Samaria. Eles estavam preocupados com eles mesmos. Estavam preocupados com o que comer. Não conseguiam ver outra coisa senão as suas próprias necessidades.

Quando temos nossos olhos voltados para nós mesmos: deixamos de visualizar as ações de Deus.

Quando temos os olhos voltados para nos mesmos pensamos que tudo deve girar em torno de nós mesmos. Tudo precisa contemplar as nossas necessidades e expectativas. A pergunta se inverte: O homem de Deus pensa: O que posso fazer por minha igreja? O que posso fazer para que ela cresça? O que posso fazer para que os ministérios se desenvolvam? O que posso fazer para ajudar o meu pastor?
Já o homem que tem os olhos voltados para ele mesmo pensa: O que a igreja pode fazer por mim? O que o ministério infantil já tem preparado para que o meu filho comece a vir mais para a igreja? Tudo começa a girar em torno dele mesmo.
O mundo não gira em torno de suas necessidades. Tem muita gente em que o relacionamento com a igreja é o mesmo como se fosse com a escola que seu filho estuda ou a universidade em que ele estuda. Eu pago e tenho direitos.
A escola precisa ter ambientes melhores para o meu desenvolvimento. A escola precisa ter professores bem preparados para o meu crescimento intelectual. A escola deve estimular o meu filho para que consiga explorar suas diversas competências. A escola precisa ter uma área de lazer. Não coloque a igreja no mesmo nível da escola que seu filho estuda ou do curso que você estuda na universidade.
Os discípulos estavam com os seus olhos voltados para eles mesmos. Viram apenas suas necessidades.

Quando temos o olhar para nos mesmos: deixamos de ver as necessidades dos outros.

Os discípulos não conseguiram enxergar a necessidade que aquela comunidade tinha de Deus. No verso 27 chegaram a criticar o próprio Jesus por estar conversando com uma mulher. Os judeus eram assim mesmo.
Erguei os vossos olhos e vejam as necessidades das pessoas que estão a sua volta, da comunidade que precisa de Deus, do nosso bairro violento que precisa de paz que só Jesus pode oferecer. Do seu vizinho que você nunca falou de Deus pra ele. Da sua família que você se quer fez uma visita este ano. Erguei os vossos olhos – Para o doente que precisa dos seus cuidados. Para o doente que precisa de remédios. Para o faminto que precisa de pão. Para a justiça que precisa de sua voz e que muitas vezes é silenciada.

Quando temos o olhar para nós mesmos: deixamos de ver o mundo como ele realmente é.

Jesus é bastante objetivo quando usa uma brilhante ilustração. Veja o que diz o verso 35 - “Não dizeis vós que ainda há quatro meses para a ceifa? Enquanto faltavam 4 meses para a ceifa, para Jesus a colheita no Reino de Deus já estava pronta para fazer. Jesus tornou mais claro ainda quando continua o assunto no verso 38: “Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes...”

Foi preciso Jesus falar e mostrar para eles que os campos já estavam prontos porque não conseguiam visualizar isso. Eles não tinham visão do seu mundo. Estavam alienados sobre o que estava acontecendo a sua volta. Por que? Por que tinham seus olhos voltados para eles mesmos.

Quando desconhecemos o mundo que vivemos não temos o sentido de urgência. Levamos a vida como dá e a obra de Deus como se pode.

Eu pergunto para os irmãos: Os discípulos tinham uma atitude de urgência? Não tinham. Por quê? Porque desconheciam o mundo espiritual.

Erguei os vossos olhos e vede - A Índia o segundo pais mais populoso do mundo, há cerca de 360 milhões de deuses. A proporção é um deus para cada dois habitantes. No continente africano a pobreza e a exploração são marcas deste continente. Apenas 1,2% da renda mundial procede da África. Das 40 nações mais pobres do planeta, 32 delas estão na África. Das 1800 línguas faladas no continente africano, nós só temos 107 línguas que tem hoje disponível a Palavra de Deus. Há cerca de 40 milhões de africanos que não tem sequer João 3.16 em sua língua.

Erguei os vossos olhos!

Precisamos tirar o foco de nós mesmos. Precisamos tirar um pouco a atenção de nós mesmos. Precisamos erguer nossos olhos e ver os campos brancos porque já se encontram prontos para a colheita.

Pense Nisto!!!

Um comentário:

  1. Interessante a explicação do texto, me ajudou bastante não só a entende-lo como também me projetar para esse fim... Deus continue abencoando!

    ResponderExcluir