quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Graça é uma ação de Deus!

A Graça é uma ação de Deus!


Alguns domingos atrás estivemos juntos aprendendo sobre um assunto pouco falado e ensinado nas nossas igrejas: A Graça de Deus. O assunto me despertou pelo fato de alguns evangélicos e instituições religiosas afirmarem com tanta convicção acerca da graça de Deus e negá-la ao mesmo tempo. Vamos estar juntos mais uma vez em nosso blog falando sobre o assunto

Durante nossa caminhada, espero que todos aprendam, cresçam e até mesmo se “embebedem” sobre esta capacidade do coração de Deus de amar a humanidade apesar dela. O texto que considero clássico sobre o assunto é a afirmação paulina em Efésios 2:8 e 9 que diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

O texto citado nos leva a diversas reflexões e que no remeterá para algumas afirmativas. A primeira delas é:

1 - Desconhece a graça porque desconhece o Deus da graça

O texto complementar que nos dará subsídio para nossa afirmativa é a declaração paulina em Atos 17:23 – “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio”.

Interessante como este verso paulino é apropriado para todos nós, porque para muitos Deus é um mero desconhecido. Para muitos Deus é um vizinho que alguns falam apenas aos finais de semana e ainda de maneira muito superficial. Muita gente desconhece o Deus da Graça porque desconhece o seu autor e suas ações.

Fico inquieto quando escuto algumas canções cantadas com tanto vigor nas nossas igrejas. Canções que falam de um Deus que não é o deus da Bíblia. Afirma-se quando anuncia e nega quando canta. Veja o que o diz o texto de João em 4:22 - “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos...”

A verdade é que desconhecem totalmente a doutrina da graça, porque desconhecem o Deus da graça. Definitivamente precisamos assumir essa tarefa privilegiada de conhecer o Deus da Bíblia profundamente e não apenas citá-lo para reforçar algo que queremos impor. Diz o texto do médico Lucas 8:10 – “A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus...”

2 - A graça é uma ação de Deus

Gostaríamos de definir a graça utilizando o conceito que o pastor Ariovaldo Ramos citou diz o seguinte: “Graça é a capacidade do coração de Deus de oferecer ao ser humano e de instalar no ser humano a consciência do seu pecado.”

Sem dúvida esta ação de Deus instiga cada pessoa a ir em direção a Ele e a submeter-se a Sua condução. Precisamos entender que cada um de nós foi atraído por causa do movimento do Seu coração que a Bíblia chama de graça e não o contrário.

Só tem um detalhe e este um pouco triste. Quando os alcançados pela graça aproximam-se de Deus, alguns líderes religiosos apresentam-lhes o “pedágio” cristão. Os líderes religiosos apresentam uma lista para os agraciados que precisarão fazer se quiserem ser abençoados. Uma agressão, um absurdo! Essa atitude está longe de um Deus gracioso que Sua Palavra nos apresenta.

A graça está agindo. A graça está chegando às pessoas. O problema é quando ela chega, os burocráticos religiosos se apresentam com uma placa escrita: você precisa fazer algo para merecer.

Interessante é que os religiosos da época de Jesus não são tão diferentes dos religiosos da nossa geração. O jovem rico disse: “o que posso fazer...” - Concentração na atividade humana. A cristã tem o foco na atividade de Cristo. Os religiosos afirmavam: quer ser salvo? Faça. A cristã afirma: quer a salvação? Não resista a graça. Para os seguidores de Cristo, a salvação é obtida e garantida naquilo que Ele (Cristo) já fez por nós. Portanto, graça é uma ação de Deus.

Pense nisto!

Pr. Valmir Vasconcelos